Blog

Busca no Blog

Últimas do Blog


Se você entrou neste artigo, já deve ter ouvido alguém falar sobre auditoria contábil, mas não sabe exatamente o que esse termo significa. Esclareça essa dúvida e descubra os benefícios que sua empresa pode ter ao realizar esse procedimento.

O que é auditoria contábil?
Auditoria contábil é o termo que se utiliza para o processo de verificação dos registros contábeis de uma empresa.
Essa análise visa certificar a exatidão das informações financeiras registradas nos livros contábeis, identificando lacunas, fraudes e irregularidades na gestão.

Quais documentos são auditados?
Em uma auditoria contábil, são examinados todos os documentos relacionados a contabilidade de um negócio, como o DRE.
Todos os registros, transações e operações realizadas são revisados por um profissional capacitado, para garantir a veracidade dos dados. Algumas dessas informações são apuradas com fontes externas.

Por que devo realizar uma auditoria contábil em minha empresa?
A auditoria contábil permite que o empresário conheça a real situação financeira da sua empresa, garantindo que tudo está sendo feito da melhor maneira possível e dentro do que é estabelecido pela lei brasileira.
Através desse procedimento é possível identificar as deficiências do negócio, descobrindo seus problemas, bem como o que os causou e suas possíveis consequências.
Ou seja, com a auditoria contábil o empresário pode reduzir a ineficiência de seu negócio, ter um maior controle de seus bens e se prevenir de fraudes e gastos excessivos.

Quando devo realizar uma auditoria contábil?
Infelizmente, a maioria das empresas só realizam uma auditoria contábil quando estão enfrentando alguma dificuldade financeira ou constitucional.
Mas não é recomendável deixar o seu negócio chegar a esse ponto. Por isso, o indicado é realizar uma auditoria contábil anualmente.
Além disso, o processo não deve ser feito somente pelas grandes marcas. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode realizar uma auditoria para descobrir se as suas contas estão corretas ou se existe alguma falha que deva ser corrigida.

Diagnóstico do auditor O parecer final da auditoria contábil é de responsabilidade e exclusividade do auditor. Ele deve ser mantido em sigilo, e arquivado pelo prazo de cinco anos.
As empresas auditadas acreditam por terem pago pela realização desse procedimento terão acesso à todas as informações. Mas isso não é totalmente verdade! A escolha de compartilhar informações levantadas ao longo do processo é de escolha do auditor.
Essas mesmas informações só podem ser compartilhadas com terceiros, após autorização da empresa auditada, pois são totalmente confidenciais.

Conclusão
Estar a par da saúde financeira de sua empresa é importante, pois evita surpresas desagradáveis. A auditoria contábil pode ser uma boa opção para isso.
É importante ressaltarmos que essa análise só pode ser realizada por um profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis que esteja inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Você percebeu que sua empresa precisa de uma auditoria contábil e está em busca de uma empresa para realizá-la? Conte conosco. A empresa está no mercado há mais de 10 anos e possui profissionais experientes, que irão averiguar cada transação realizada.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com os amigos!